CEO / Diretora Executiva
Adriana Behar é a atual CEO da Confederação Brasileira de Voleibol. Formada em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, Adriana atuou em 2012 como Presidente da Comissão da Mulher no Esporte e como Gerente Geral de Planejamento Esportivo no Comitê Olímpico do Brasil, além de ter sido Chefe de Missão nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010 e 2014, e também Subchefe de Missão nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em 2010 foi eleita para o Hall da Fama, por sua brilhante carreira esportiva como Medalhista Olímpica de Vôlei de Praia nos Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas, medalha de Ouro no Pan-Americano de Winnipeg 1999, 8 vezes Campeã do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, 6 vezes Campeã do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e Medalha de Ouro no Goodwill Games USA em 1998.
Gerente de Vendas para Esportes
Alexandre Hilgemberg Neto é bacharel em Turismo graduado pela UNICURITIBA, tem pós-graduação na ESPM, UNICURITIBA, FIA e MBA na Universidade Federal do Paraná em Gestão Estratégica. Sua carreira inclui passagens pela CVC Viagens, BBTurismo, CarlsonWagonLits Travel e Rede Bristol de Hotéis onde atuou com e vendas B2C e B2B tendo experiência direta em eventos e atendimento ao cliente. Atuou como Gerente Nacional de Vendas responsável pela implantação da bandeira Adagio Aparthotels no Brasil administrando toda parte comercial, distribuição e parcerias para 9 unidades da marca em 3 regiões do Brasil. Tem artigos publicados sobre Esportes e Turismo na IGE Gestão Esportiva e Patrocínio Brasil, palestrou nos eventos SportsXP 2020, Sport Business: Novos Cenarios e Oportunidades 2021, SportXp WarmUp 2021 trazendo essa relação entre esporte e turismo e apresentando o cases de mercado da Accor Hotels aonde atualmente exerce o cargo de Sports & Entertainement Sales Manager.
Diretor de Marketing e Comercial
Álvaro Cotta é administrador de empresas graduado pela PUC-MG com especialização em Marketing pela FDC e Administração Esportiva pela FGV-RJ. Começou a carreira no marketing esportivo em Belo Horizonte no Minas Tênis Clube, no Mackenzie Esporte Clube e na Federação Mineira de Basketball. Atuou entre 2004 e 2008 no Clube Atlético Mineiro chegando a ocupar o cargo de Diretor de Marketing. Entre 2009 e 2014, fundou uma agência de marketing esportivo, ACE Esportes e Eventos. Entre 2012 e 2016, acumulou a Presidência da Federação Mineira de Basketball. Desde 2015, assumiu a Diretoria de Marketing da Liga Nacional de Basquete, em uma parceria com a NBA.
Marketing Manager Brasil
Bruno Cremona Executivo, empreendedor e entusiasta do esporte, entretetimento e experências inovadoras, possui graduação e pós graduação em Marketing, ambas pela ESPM. Cremona possui longa trajetória no mercado de marketing com ampla experiência nacional. Em seus mais de 20 anos de jornada, acumulou uma longa lista de realizações, como a implementação da área de Ticketing dos Jogos Pan Amricanos 2007 no Rio de Janeiro, o desenvolvimento comercial/marketing da HSBC Arena ( atual Jeunesse Arena ), a estruturação da área de patrocínios e eventos da Oi com importantes passagens em projetos como Copa das Confederações e Copa do Mundo da Fifa, NBA Global Games, Rock in Rio, Lollapalooza, Rio2C e desenvolvimento das plataformas de Surfe, Skate e Games; e mais recentemente a entrada da Monster Energy Drinks, como Sr Marketing Manager Brasil.
Direto de Patrocínios
Formando em Administração de Empresas pela ESPM, possui mais de 10 anos de experiência em entretenimento e esporte com foco em patrocínios. Desde 2017, atua no UFC desenvolvendo patrocínios para a região América Latina e também conta com passagens profissionais pela ESPN, Rhodia e Deloitte. Nos últimos anos também se dedicado a produção de conteúdos sobre patrocínios.
Head
Arthur Bernardo Neto, Head do IBOPE Repucom, especializado em pesquisa de avaliação e eficiência em patrocínio, com 38 anos de experiência na área de negócios, tem formação em Comunicações Sociais pela Casper Líbero São Paulo, extensão universitária pela ESPM São Paulo, atuou nas áreas de Inteligência de Mercado, Marketing, Consultoria e Novos Negócios, com passagem pela AMBEV, NIELSEN, IPSOS/SYNOVATE, KANTAR WORLDPANEL e Kantar IBOPE Media.
VP. Executivo de comunicação e marketing
Bernardo Itri é Vice-presidente Executivo de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol. Entrou na FPF em 2015, para ser Diretor de Comunicação da entidade em meio a um processo de transformação interna da entidade, que passava para uma nova gestão. Desenvolvemos o projeto de novo posicionamento da FPF perante à opinião pública, por meio de uma aproximação com o torcedor e da valorização das competições e produtos. Nova linhas de negócio foram criadas, especialmente com um novo modelo de distribuição dos jogos ao vivo e da imersão no digital. Antes da FPF, fui colunista da Folha de S.Paulo entre 2010 e 2015, editando a coluna Painel FC. Passagem pela Revista Placar, de 2008 a 2010, onde recebi o Prêmio Abril de 2010, e pela Rede Record.
Sócio
Bichara Abidão Neto é sócio de Bichara e Motta Advogados e especialista em resolução de conflitos, governança e regulamentação.
Ele é membro da Academia Brasileira de Direito Desportivo (ANDD) e compõe a lista de árbitros do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).
Sua experiência também se estende à estruturação de clubes de futebol e a assessorar diferentes partes interessadas que atuam nos negócios do esporte, incluindo, entre outros, clubes, atletas, intermediários, associações nacionais, federações, confederações, etc.
Bichara está listado no Who is Who Legal como Thought Leader “altamente considerado por colegas e clientes por seu trabalho em arbitragens no CAS e como um advogado de confiança para atletas, agentes e associações.
Executivo
É formado em Administração de Empresas pela FGV(SP) e com mestrado pela Harvard University. Milanello tem mais de 20 anos de experiência em investimentos no mercado financeiro, trabalhando em bancos brasileiros e fundos de investimento, atuando com ações, moedas, juros e títulos de dívida. Desde 2016 está no mercado de criptomoedas e faz parte do time de Novos Negócios do Grupo 2TM, onde ingressou em 2019.
Head de Marketing
Sou engenheiro de formação e trabalhei a maior parte da minha carreira em vendas por vocação.
Desde 2018 tenho a honra de liderar o time de marketing da Continental Pneus.
Sou casado, pais de duas meninas e apaixonado por futebol.
Analista de Dados
Caiti Donovan is a global data strategist, storyteller, and entrepreneur. She has spent more than 15 years working with data technology to drive revenue and build businesses. This includes experience at major media companies like Viacom and Spotify, where she developed global strategies and data-first narratives that were recognized by MediaPost and AdAge. She has founded three companies, including the international nonprofit, SheIS Sport. She has led endeavors that have driven more than $20 million in revenue and fundraising in the past five years alone, and campaigns that have been seen by more than 1 billion people. She is a multi-award winning data storyteller, most recently winning a Clio Sports Award for the Women Worth Watching campaign, in partnership with the USTA and creative agency, mcgarrybowen.
Âncora e Comentarista
Apresentador de programas esportivos no Sistema Globo de Rádio desde 2001. Há 20 anos, apresenta o programa dominical “CBN Esportes” e, há 10 anos, comanda o programa de debate de futebol “4 em Campo” (segunda à sexta). Também é comentarista de jogos de futebol na Rádio, onde atuou nas Copas do Mundo de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Cobriu também os Jogos Paralímpicos de 2000 e os Jogos Olímpicos de 2004, 2008, 2012 e 2016. Também faz parte do time de comentaristas do programa Redação SporTV.
Consultor Esportivo
Especialista em gestão esportiva e análise de mercado, formado em Direito na UFRJ, com experiências profissionais de coordenação de projetos em clubes como Fluminense (RJ) e Botafogo (RJ)
Diretor de Global Media
Empreendedor de sucesso na Turner. Executivo Sênior de corporações globais como Nike, Twitter e Grupo Globo, com a visão de usar Inteligência Artificial, para democratizar a tecnologia e a inovação em mercados emergentes. Formação em Engenharia e MBA no Babson College. Stanford GSB Alum na UC Berkeley.
Atualmente baseado na Califórnia. Ampla experiência na interseção de “Madison e Vine” no Vale do Silício, conectando plataformas digitais, marcas, agências de criação, TVs, empresas de telecomunicações e OEMs. Especialista em Estratégia, Distribuição e Monetização de Conteúdo online e offline. Líder em Pensamento Estratégico para grandes empresas globais de tecnologia em desenvolvimento de negócios, parcerias de mídia e vendas de anúncios.
Consultor Financeiro
Economista, especializado em Banking, 25 anos de experiência em mercado financeiro, sócio dos Convocados e consultor do Itaú BBA e CBF.
Presidente
Magalhães chegou ao Grupo Dreamers em 2008 como CEO da Dream Factory Sports, uma das três empresas da Dream Factory à época, que tinha ainda a Entertainment e a Digital. Em 2010, liderou uma reestruturação societária unificando a marca Dream Factory e reposicionando a estratégia de atuação em eventos proprietários e live marketing. Desde sua chegada, a empresa realizou projetos como Jornada Mundial da Juventude, TED Global, Maratona do Rio, Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, Carnaval de Rua de São Paulo, Árvore do Rio, Encontro Internacional de Reitores Universia, Fórum Mundial da Água, Mano a Mano, Rio Oil & Gas entre outros. Foi ele quem coordenou o lançamento do Calendário Rio de Janeiro a Janeiro, idealizado por Roberto Medina, e participou da fundação da APRESENTA, Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento.
Co-Founder
Sou engenheiro de formação e trabalhei a maior parte da minha carreira em vendas por vocação.
Desde 2018 tenho a honra de liderar o time de marketing da Continental Pneus.
Sou casado, pais de duas meninas e apaixonado por futebol.
Diretor Executivo de Novos Negócios
Formado em Administração de Empresas com MBAs em Marketing (University of Illinois em Chicago), Finanças (IBMEC) e Liderança (FGV), vivência Internacional nos EUA, Argentina e Chile, e uma carreira de mais de 25 anos com passagens pela Thomson Reuters, Euromoney PLC, Serasa Experian, Banco Original/PicPay e atualmente responsável pela Estratégia, Gestão e Operação da NaçãoBRBFla, Banco Digital do BRB
Coordenador de Desenvolvimento
Danilo Amâncio, especializado em gestão de marketing de serviços pela FAAP e graduado em marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, acumula experiência de 15 anos na Kantar IBOPE Media, dedicado em pesquisas de mídia, investimento publicitário, além de estudos sobre comportamento, hábitos de consumo de mídia e atitudes frente a patrocínios. Hoje é coordenador de produtos do IBOPE Repucom, unidade da Kantar IBOPE Media especializada em avaliação e eficiência de patrocínios.
Gerente de Parcerias
Douglas é um engenheiro aeronáutico com um grande interesse na interseção entre dados e negócios. No Google, trabalhou com empresas globais de tecnologia e varejo, ajudando-os a melhorarem suas estratégias de negócios usando os dados e as soluções de marketing do Google. Apaixonado pela indústria de games, mudou sua carreira para o YouTube, gerenciando a vertical e ajudando os maiores criadores de gaming no Brasil a alcançarem o sucesso com os seus conteúdos. Quando não está mergulhado na indústria de gaming, ele gosta de ler, jogar jogos, escrever ficção, narrar D&D e ficar junto da família e amigos.
Consultor de Marketing
Graduado em Administração na USP e pós graduado em Sports Marketing na University of California, Berkeley, tem 20 anos de experiência em marketing esportivo.
Gerenciou o investimento esportivo de marcas como Adidas, BRF e Bridgestone e foi líder de projeto na Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016.
Fundador
Erich Beting é jornalista especializado em negócios do esporte, área em que atua há mais de 20 anos. Formado em jornalismo, atuou nas redações de Folha de São Paulo, UOL e Lance. Atuou como comentarista esportivo no Bandsports e como analista de negócios do esporte no Sportv. Em 2005, fundou a Máquina do Esporte, principal plataforma sobre negócios do esporte no Brasil, e acaba de lançar a Sporteach, plataforma de ensino à distância sobre esporte.
Vice-Presidente
Formado em Rádio e TV pela FAAP. Pós graduação administração com foco em marketing pela ESPM. 4 anos de IMG. (2017 – 2021); Projeto olímpico EBC (TV Brasil e Radio Nacional – 2016); SKY (2014 a 2016); 12 anos BandSports (2002 a 2014).
Com larga experiência no mercado, Laudísio chegou à liga americana em 2018 após ficar três anos à frente da Japan House (projeto do ministério das Relações Exteriores do Japão, baseado em São Paulo), onde elaborou e coordenou todo o planejamento estratégico de marketing, eventos e plataformas digitais, além de iniciativas de comunicação e relacionamento com parceiros. Na NBA, é responsável pela captação de marcas e parcerias, além de estreitar o relacionamento entre a empresa e o mercado local.
Formado em Direito pela Universidade Paulista, com mestrado FIFA Master em Administração Esportiva realizado nas universidades de Neuchatel (Suíça), SDA Bocconi (Itália) e De Montfort University (Inglaterra), Laudísio tem passagens por Dentsu Aegis Network (Esportes I Marketing I Entretenimento), Federação Paulista de Futebol (Marketing I Comercial), Red Bull (Esportes I Eventos), além de experiências em eventos internacionais como Jogos Olímpicos e Copas do Mundo, entre outros. Em 2002, fundou a Vis Sports, prestando consultoria esportiva para grandes empresas, marcas e entidades, e gerenciando projetos de atletas.
Área de Inovação
Guilherme Guimarães está hoje na área de inovação do Grupo SBF, o maior varejista de roupas esportivas do Brasil, e é fundador da Block4 e Ativa Esporte. Encabeçou a área de Esportes do Twitter do Brasil. Liderou as operações do Strava e o marketing do DAZN no país, além de ter passado por grandes agências (como Aktuell e Geo Eventos) e anunciantes como por exemplo, Unilever. Como consultor, atendeu clientes como Coca-Cola, Facebook, Caixa, FIVB, CBV, entre outros. É Mestre em Administração Esportiva pela University of Sheffield e bacharel em Jornalismo e Publicidade pela UFMG.
Head de Inovação
Formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral; Sua carreira começou na SporTV, onde ficou por 5 anos, como produtor e coordenador de transmissões ao vivo; Foi colunista de inovação e novas tecnologias do Jornal do Brasil; coordenador de transmissões e inovação da Liga Nacional de Basquete; responsável pelo planejamento e execução do projeto de 100% de transmissões do NBB na temporada 2019/2020. Foi também, head de novos negócios da Enzima, uma consultoria de inovação no esporte, onde planejou e executou o Vozão Conecta, o primeiro programa de inovação aberta do futebol brasileiro. Hoje é o head de inovação do Clube Atlético Mineiro.
Sócio e CEO
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós graduado em Marketing e Comunicação Integrada, atualmente ocupo a posição de diretor executivo na agência TFW Marketing e Participações. Focada na captação de patrocínios, realização de eventos e ativação de marcas no esporte, sou responsável por toda a criação e execução de novos projetos. Anteriormente atuei como executivo de contas na M2F Comunicação, agência de notícias voltada para a assessoria de imprensa esportiva. Com passagens pelo canal de notícias “Band News TV”, assessoria de imprensa da Cia. de Engenharia de Tráfego – CET e Revista Partner Sales, dinamismo, proatividade e liderança podem ser considerados um diferencial na minha maneira de atuar com o mercado de trabalho.
CEO / Co-Fundadora
Fernanda Lobão é líder executiva de marketing, inovação empresarial e comunicação, com mais de 20 anos de experiência liderando equipes multidisciplinares em organizações multinacionais como Grupo Claro, Grupo Globo e Oi. Liderou também a licitação olímpica internacional Rio 2016. Como CMO da Go4it, criou e estruturou a unidade de negócios da empresa, com o Prêmio eSports Brasil sendo o principal ativo. Em 2019 assumiu a liderança como CEO e cofundadora do Final Level.
Fundador
Atualmente, sou fundador e CEO da Armatore Market + Science e tenho trabalhado com inovação e tecnologia para criar novos modelos de negócios para a indústria com a construção de soluções avançadas e modelos preditivos usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e ciência de dados para entender o ciclo de vida dos produtos, criar novos produtos, identificar e rastrear clusters a fim de aumentar a receita, o público, o envolvimento dos fãs e muito mais.
Acredito que a tecnologia está mudando o comportamento do consumidor e as decisões de negócios exigem a compreensão de um consumidor em constante mudança e evolução. Um consumidor cada vez mais participativo e ativo nas tomadas de decisão.
Tenho 20 anos de experiência em marketing, comunicação e vendas; PhD com foco em comportamento do consumidor e marcas (FEA-USP / UMass); Experiência no desenvolvimento e implementação de pesquisa, inteligência e estratégias de marketing, marketing digital, promoções, relacionamento e prospecção de clientes, parceiros e patrocinadores.
Experiência em empresas de diversos segmentos de mercado (área pública e privada), lançamento de novos produtos, gestão de contas, interface com clientes, gestão e liderança de equipes multifuncionais.
Co-Fundador e Head de Inovação
Fernando é Co Founder e Head de Inovação do Arena Hub e sócio da 2simple. É formado em administração de empresas e pós graduado em marketing esportivo. Especialista em inovação e mentor de startups.
Head de Patrocínios
Mais de 10 anos focado no mercado de marketing esportivo e eventos, tendo trabalhado para grandes instituições como Santander, Flamengo, Procter & Gamble, Dentsu (Equipe Copa América) e outras. Atualmente, trabalho na área de patrocínio da América Latina na Klefer Marketing Esportivo com foco na Copa do Brasil de Futebol e outras competições importantes.
Gerente de Projetos
Atleta amadora de hipismo e natação por mais de 10 anos e apaixonada por todas e quais quer modalidades esportivas me formei em Educação Física pela PUC-Campinas com a intenção de fomentar ainda mais a cultura esportiva.
Atuei como técnica e analista de desempenho de natação e futebol em clubes sociais e profissionais do interior de São Paulo. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Anhembi, trabalhei como produtora de eventos coorporativos e esportivos tais como: corridas da Track&Field e Camps da Juventus Academy no Brasil.
Atualmente faço parte da equipe da iSPORTiSTiCS como gerente de projetos e analista de novos negócios.
Diretor de programas e conteúdo digital
Diretor de programas e conteúdo digital do esporte/Globo. Jornalista e escritor, começou como repórter no Globo. Foi editor de esportes no lançamento do Globo Online. Depois se mudou para o diário Lance, onde foi editor e repórter. A seguir, na TV Globo, foi repórter, chefe de reportagem e ditor executivo de eventos e diretor do Globoesporte.com. Com a unificação do esporte em 2017 – passou a responder pelos programas e pelo conteúdo digital – que inclui o site e o núcleo de documentários que tem produzido obras como Acesso Total e Doutor Castor.
Diretor
Diretor da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Autor do livro “Plataforma de Negócios do Esporte: a gestão do esporte orientada pelo mercado”, Editora Prismas, 2016. Bacharel em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Especialista em Gestão e Marketing no Esporte pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação (2007), Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa-Portugal (2009) e Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Experiência profissional, com passagens por Secretaria de Esportes de Joinville; Brunoro Sport and Business; Ibmec; Trevisan; Univille; IGEC; e Joinville Esporte Clube.
Head of Innovation e Fundador
É Head of Innovation e fundador da Sportheca, um dos principais Estúdios de Startups do esporte e do entretenimento na América Latina.
Co-Fundador do Ecossistema de Inovação Distrito e da Startup SportsMatch, é publicitário apaixonado por esportes, matemática e tecnologia.
CEO América Latina
Ivan Martinho é administrador de empresas graduado pela FAAP, tem pós-graduação na ESPM, MBA na Fundação Dom Cabral e extensão na Kellogg School of Management de Chicago. Sua carreira inclui passagens pela Ambev, Vivo, Michael Page, T4F(Time for Fun) , Traffic Sports onde era responsável pela unidade de negócios de anunciantes tendo experiência direta em eventos como a Copa do Brasil, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Copa America 2015 e Olimpiadas Rio 2016. Ocupou a posição de CEO da Flix Media, maior empresa de mídia Cinema da América Latina, foi VP de AdSales dos canais Fox, Fox Sports e National Geographic e atualmente é CEO da WSL- World Surf League para a América Latina. Ivan também é professor de Pós-Graduação nos cursos de Marketing da ESPM, Ibmec-RJ e CBF Academy, além de co-fundador do Instituto Pequenos Grandes Guerreiros.
Senior-Director
As Senior Director of Sponsorship at Momentum Worldwide, Jared leads sponsorship consulting efforts across agency clients to apply rigor and subject matter expertise to property evaluations, landscape audits, sponsorship strategy, property negotiations, partnership management and contract development. Over the past 10+ years, Jared has managed millions of dollars of sponsorship properties across the globe for General Motors, Labatt, Grupo Modelo, Anheuser-Busch InBev, General Mills, and Manulife. Before moving over to sponsorship consulting, Jared began his career in Golf working with athletes, non-profits and TaylorMade adidas Golf
Head de Marketing
Atuando nas áreas de vendas e marketing na Ambev há quase 10 anos, já passou e liderou áreas de vendas, marketing regional, brand experience, sports marketing e agora é responsável pela marca Corona Extra no Brasil.
CEO
Joaquim Monteiro é CEO do Sertões, o maior Rally das Américas que anualmente cruza o Brasil revelando um país que poucos brasileiros conhecem. Paralelo à competição, a ação social leva atendimento médico gratuito a lugares remotos e carentes do país. Em 2022, o Sertões fará uma edição especial apelidada de “Oiapoque ao Chuí” para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil que coincide com a 30ª edição do evento.
Antes de assumir o Sertões, foi presidente da Empresa Olímpica Municipal, órgão que coordenou o planejamento e execução dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Formado em Administração pela PUC-Rio, com especialização em Marketing Esportivo e Broadcasting pela Universidade de NY, Trabalhou nas Olimpíadas de Londres 2012, na área de Logística & Operações da Cidade e na iniciativa privada, atuou em empresas de comunicação e marketing, como o Grupo ABC, um dos principais grupos de comunicação do país.
Julia Censi é formada em jornalismo, com mestrado em Comunicação e Imagem e pós-graduação em Marketing pela PUC-Rio. Na Globo desde 2012, lidera a estratégia de comunicação das marcas SporTV, Combate e Premiere. Em sua carreira, possui experiência em projetos de reposicionamento de marca e transformação digital.
Diretor de Negócios
Publicitário, Pós-graduado em Negócios e com MBA Executivo na FDC-Fundação Dom Cabral, consolidou sua carreira como executivo de negócios, comercial, marketing e comunicação, com ampla experiência em gestão e planejamento estratégico. Gosta de atuar desde a elaboração do business plan à implementação de ações estratégicas, através da captação de patrocínios, estudos do mercado e concorrência, desenvolvimento de novas estruturas e políticas comerciais.
Sócio e Fundador
Graduado em Economia pela UCM com MBA em Marketing, IAG-PUC RJ. Atua como empreendedor no segmento esportivo há mais de 25 anos. Em 1997 criou a agência Intersport, onde liderou mais de 60 projetos, envolvendo diferentes modalidades e as maiores marcas patrocinadoras do país. Destacam-se as 16 edições dos eventos de vôlei de praia “Rei e Rainha da Praia” (1999-2014), a equipe de vôlei feminino “Rexona-AdeS/Unilever” (2004-2014) e o evento “Melhores do Mundo – Vôlei de Praia – BRA x USA” (2015). Entre 2015 e 2017 atuou como Diretor de Esportes na agência Dream Factory (Grupo Dreamers), onde esteve à frente de projetos como a “Maratona do Rio” e “Mano a Mano”. Participou em 5 edições da IEG’s Annual Sponsorship Conference (Chicago – EUA), atuou como especialista de grandes eventos no Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico do Brasil e coordena o Núcleo de Gestão Esportiva do IAG-Escola de Negócios-PUC RJ. Esteve presente em diversos eventos como Ligas Americanas (NBA, NFL, NHL e MLB), Wimbledon (2006), Copa do Mundo de Futebol (Alemanha 2006 e Brasil 2014) e Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016). Criou o Sportlab em 2019 com os objetivos de disseminar as melhores práticas em gestão do esporte e oferecer ao mercado uma nova forma de criar e entregar conteúdos e experiências no esporte.
Diretor Novos Negócios
Ex-jogador profissional de voleibol, formado em publicidade, MBA em Marketing e especializado em Negociação. Passagens por Ambev, Odebrecht e Effect Sport, onde atendeu clientes como USOC, Beats By Dre, Petrobras, Gatorade. Trabalhou com grandes Ligas internacionais, como NFL, NBA e SLS.
Head of Sports LatAm
Leo é o diretor responsável pela formulação e execução das estratégias de esportes da Meta para América Latina. Antes de se juntar à Meta em 2018, foi Head de Esportes e Vice Presidente de Novos Negócios da Turner no Brasil. Leo empreendeu por mais de 15 anos, tendo fundado a TopSports Ventures e, depois, o Esporte Interativo. Formado em economia pela UFRJ e com MBA em empreendedorismo pelo Babson College (EUA), o executivo também trabalhou em bancos de investimento, nas áreas de M&A e Structured Finance, com passagens pelo Banco Brascan, BankBoston (Boston) e UBS (Zurique).
Sports Marketing
Mariana Britto descobriu no esporte e na aventura uma forma de viver e de trabalhar. Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), iniciou a carreira profissional ao lado da famosa família de velejadores, a Família Schurmann! Atuou 10 anos como executiva responsável pelo atendimento da Schurmann Corporate, empresa do Grupo Schurmann. Contribuiu também em produção de eventos, desenvolvendo programas de treinamento para empresas no Brasil e no exterior. Em seguida, foi convidada a “embarcar” com a Família Schurmann na sociedade da Ecco Talentos, tornando a executiva responsável pelo agenciamento de grandes personalidades do mundo da aventura em palestras empresariais e em projetos especializados. Mariana já atravessou o Brasil 2x de carro em expedições, já fez o Rally dos Sertões e em 2019 realizou a expedição Everest Sustentável até o acampamento base do Monte Everest. Atualmente é executiva responsável pelos projetos de Sports Marketing da XP Investimentos.
Consultor de Marketing Esportivo
Graduado em comunicação social, com MBA em marketing, pela PUC RJ, atuou por 40 anos em grandes empresas brasileiras e multinacionais, sendo a última o Bradesco, onde foi gestor do projeto BCN/FINASA OSASCO por 10 anos, e do projeto de patrocínio da RIO 2016. Seguiram-se 5 anos em agências de Live marketing e conteúdo. Hoje é consultor, atuando em marketing do esporte, planejamento de marketing, comunicação e live marketing. Palestrante, jornalista, colunista do portal Promoview, escritor, desenvolveu atividades no Brasil e no exterior. É voluntário da Sou do Esporte na área de Marketing.
Jornalista Especializado em Tecnologia e Inovação
Editor de tecnologia e inovação da Forbes Brasil e head de conteúdo e inovação da MMA Latam, fez parte do lançamento da Fast Company Brasil como editor-contribuinte de martech. Especializado em Inovação pela ESPM e em jornalismo digital pela Universidade de Navarra, tem passagens por veículos como ProXXIma, Meio e Mensagem, Istoé Dinheiro e Revista Imprensa. Também cobriu alguns dos principais festivais de inovação, entre CES, SXSW e Websummit.
Diretora de Comunicação e Marketing
Comentarista e Editor-Chefe
Marcelo Barreto é jornalista. Atualmente, trabalha para o Grupo Globo, como editor-chefe e apresentador do programa Redação SporTV, do canal de TV por assinatura SporTV; apresentador do programa Globo Esportivo, da Rádio Globo; e colunista do jornal O Globo. Tem 28 anos de experiência na área de jornalismo esportivo, com passagens por imprensa escrita (O Globo, LANCE!, revista LANCE!A+), internet (LANCENET!, Portal do Esporte), TV aberta (TV Globo), TV por assinatura (SporTV) e rádio (Globo). Já exerceu as funções de repórter, produtor, colunista, comentarista, editor executivo e editor-chefe. Foi correspondente em Londres de 2011 a 2013. Formado em Comunicação Social pela PUC-MG, cursou o Michigan Journalism Fellowship Program na Universidade de Michigan (EUA) e o MBA Executivo do Coppead-RJ. Lecionou no curso de jornalismo esportivo da Fundação Mudes-RJ e nos cursos de pós-graduação de gestão esportiva da Trevisan-RJ e da PUC-RJ. Escreveu “Almanaque Olímpico SporTV” (na terceira edição, com Armando Freitas, Casa da Palavra), “Os 11 maiores camisas 10 do futebol brasileiro” (Editora Contexto) e “Nalbert, a jornada de um líder” (Casa da Palavra).
Líder de Mídia e Conteúdo
Pai da Alice e do Benjamim, formado em Administração e Jornalismo, botafoguense, trabalho há mais de 20 anos na Globo e foi no ESPORTE que consolidei minha carreira. Aqui consegui unir dever e diversão. Passei pelo esporte da Globo – TV aberta, Premiere, Combate, Cartola e atualmente respondo pelos canais sportv. Dei a sorte de trabalhar com o que mais amo. Do planejamento estratégico ao relacionamento com os grandes clubes e entidades esportivas, do acompanhamento de performance ao jogo no Maraca. Tudo isso faz parte de quem eu sou hoje
Sócio
Atual Sócio da LiveMode, uma empresa de negócios e tecnologia, que conecta entidades esportivas ao mundo digital. Anteriormente, Maurício foi Diretor de Marketing do Clube de Regatas do Flamengo, onde trouxe a maior receita de todos os tempos para um clube de futebol no Brasil. Foi Cofundador do Esporte Interativo, uma empresa de esportes multiplataforma, disruptiva no Brasil com canais de TV, uma plataforma OTT e uma comunidade de mais de 15 milhões de fãs no Facebook.
Comentarista / Atleta Campeão Olímpico
Capitão da seleção brasileira de vôlei por oito anos, Nalbert foi o primeiro e o único jogador a conquistar o título mundial em todas as categorias (infanto-juvenil, juvenil e adulto). Campeão olímpico de Atenas (2004), o tricampeão mundial (2001, 2002, 2003), tem como marca registrada sua liderança e superação. A luta para poder disputar a Olimpíada após uma cirurgia delicada no ombro foi acompanhada por todo o Brasil e culminou com a conquista do ouro.
Atuou por diversos clubes brasileiros entre eles Flamengo, Minas Tênis e Banespa. Na Itália foi campeão pelo Macerata e no Japão atuou pelo Panasonic.
Nalbert foi atleta de vôlei por 25 anos e atualmente é apresentador e comentarista da Globo/SporTV e palestrante. No ano de 2014 entrou para o Hall da Fama do vôlei mundial.
Sua experiência como capitão da seleção brasileira, campeã mundial e olímpica, somada à dura rotina de treinos e à luta contra dores constantes, fez com que Nalbert aprendesse e exercitasse capacidades fundamentais de um bom comandante: superação, garra, obstinação, disciplina, planejamento, foco e motivação.
CEO
Pedro Fernandes Mestriner is the CEO and Co-Founder of Horizm, the leading provider of digital inventory management for sports. Brazilian born, an explorer by nature, a former professional athlete and a specialist on being generalist. After studying Computer System Analysis with focus on A.I., he started his career designing and coding software on B.I for Pfizer. After a long experience as Project Manager, Pedro moved to Product Development at Hitachi, leading the Digital Division. In the last decade, he has helped start-ups such as Letgo.com to scale, enter new markets and create innovative products.
Sócio
Pedro Trengrouse é advogado, sócio de Trengrouse & Gonçalves Advogados, vice-presidente da Comissão Especial de Direito de Jogos Esportivos, Lotéricos e Entretenimento do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, FIFA Master, visiting scholar da Harvard Law School (Fall 2014), certificado em Regulação de Cassinos e Apostas Esportivas pela Universidade de Nevada Las Vegas (UNLV), primeiro membro brasileiro da International Association of Gaming Advisors (IAGA), membro do Conselho da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), membro do Conselho Empresarial do Esporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e Coordenador Acadêmico do Programa FIFA/FGV/CIES em Gestão de Esporte.
Head de Parcerias de Esportes, Facebook & Instagram
Pitter Rodriguez é Head de Parcerias de Esportes no Facebook e Instagram Brasil. É responsável pela relação da empresa e desenvolvimento de negócios com toda a indústria esportiva, incluindo ligas e federações, times, atletas e emissoras de TV. Antes de juntar-se ao Facebook e Instagram, o executivo foi responsável por parcerias de conteúdo no Twitter na América Latina e responsável por novos negócios e parcerias na Discovery Latin America.
Fundador e CEO
Fundador e CEO da Fanbase, Rafael tem mais de 15 anos de atuação no mercado de esporte e entretenimento como empreendedor e executivo de projetos importantes no Brasil e no exterior. Rafael é formado em administração pela EAESP- FGV em São Paulo, com especialização em marketing esportivo na Bocconi em Milão.
Sócio-Diretor
Rafael Plastina é advogado, empreendedor, fundador e investidor em de Startups Esportivas. Sócio Diretor da Sport Track Inteligência. Foi Diretor de Inteligência e Estratégia da Dream Factory (2014-15), com passagem pela Nielsen, como diretor da divisão de esportes (2012-13), Informídia como diretor de marketing, comercial e desenvolvimento (2004-11). Além disso atuou no Vitória da Bahia, como Gerente de Marketing (2002-03). Formou-se em 1995 em direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Mestre em Administração e Marketing Esportivo pela OHIO University – USA (2000-01) e em Marketing pela Escuela Superior de Marketing y Administración de Barcelona, ESMA (1998-99).
Fundador
Um dos mais respeitados nomes do mercado de patrocínios no mundo e o único executivo que liderou as equipes globais de dois patrocinadores da FIFA e Comitê Olímpico Internacional – Visa e Coca-Cola. Gerenciou eventos e assinou contratos avaliados em mais de US$3 bilhões. Em 2021, lançou a Sport by Fort Consulting, uma empresa que ajuda patrocinadores, ligas, investidores e atletas a investir com sucesso nos esportes.
Consultor de Gestão e Investimento
Mais de 20 anos de experiência no mercado de futebol tendo atuado na gestão de diversos clubes brasileiros. Consultor do Projeto Red Bull BR desde a implementação até tornar-se Diretor e Presidente. Atuou também como Diretor da Federação Paulista e desde 2018 como Consultor em Gestão e investimento no futebol no Brasil e em Portugal. Em 2021, se associou aos Convocados, empresa de consultoria em gestão e investimento no esporte.
Diretora Geral Brasil
Há dois anos Rosana Fortes assumiu a função de country manager do Strava no no Brasil, período em que a rede social dos atletas teve um boom no Brasil e passou de 6 para mais de 11 milhões de usuários. Mãe de dois meninos, a executiva assumiu o cargo após sete anos na área de running da Nike. Formada em Administração pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e especializada em Branding pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Rosana possui mais de 20 anos de experiência na liderança de projetos publicitários com foco no marketing de estratégia.
CEO
Sidnei Loureiro iniciou sua trajetória dentro do futebol ministrando aulas em escolas de futebol no Rio de Janeiro. Teve seu início no futebol de alto rendimento em 1994, onde ao longo desse tempo exerceu funções em clubes do Brasil e da Espanha. Durante cinco anos e meio, com o cargo de Gerente Geral, trabalhou no Botafogo de Futebol e Regatas, sendo o grande responsável pela reestruturação das categorias de base do clube. Diante dos ótimos resultados, ascendeu ao Futebol Profissional na função de Gerente Técnico, conquistando o Campeonato Carioca no ano de 2013, além da classificação da equipe carioca para a disputa da Copa Libertadores da América no ano seguinte. Hoje é Sócio-Diretor da VENKO BUSINESS e CEO da GENESIS TRAINING.
Empreendedora
Fundadora da Classe das Campeãs, Sofia Gomes (@sofiagcesar) conheceu o esporte aos 07 anos e nunca mais o abandonou.
Desde 2019 atua como voluntária no Projeto Meninas em Campo e através de Classe das Campeas conecta atletas olímpicas com projetos sociais de fomento ao esporte feminino de base, gerando impacto em larga escala. Já levou mais de meio milhão de reais para projetos sociais, além de cocriar campanhas com marcas interessadas em apoiar o futuro de meninas apaixonadas por esporte.
Acima de tudo, acredita no esporte como poderosa ferramenta de transformação social.
Sócio
Advogado de formação, Tiago Ribeiro morou 4 anos em Paris, onde fez mestrado em “Droit et Éconimie du Sport”. Iniciou no mercado esportivo no começo dos anos 2000. Foi presidente do Estoril Praia Futebol SAD e ex-diretor geral da Traffic Sports, na Europa. Atualmente é sócio e o responsável pela operação da Flashforward no continente Europeu.
Atleta
Começou no esporte como atleta convencional do judô. Após ser diagnosticada com um tumor na cabeça e sofrer um AVC, paralisando o lado direito do seu corpo, a paixão pelo atletismo fez Verônica migrar para o desporto. Rapidamente a atleta começou a colecionar medalhas. Em sua estreia em Jogos Paralímpicos, conquistou duas medalhas, sendo uma de prata nos 200m T38 e bronze nos 400m T38. Verônica é prata nos 100m e bronze nos 400m nos Jogos RIO 2016, foi ouro nos 200m e prata nos 100m no campeonato mundial de Lyon em 2013 e tem ainda várias medalhas nos Parapans de 2013, 2015 e 2019.
Victor Machado tem 14 anos de experiência no mercado de esportes, mídia e tecnologia. Hoje é gerente de parcerias de esportes do YouTube no Brasil.
Fundador e Diretor
Depois de mais de 15 anos no mercado financeiro, gestão de fundos de ações e derivativos, membro do conselho de empresas familiares e investidor em algumas startups, eu decidi dedicar toda a minha atuação profissional no que realmente acredito de coração.
Interajo com o ecossistema de startups desde 2013, investindo, co-fundando ou contribuindo como posso ao menos 11 delas, inclusive como fundador e co-CEO da iSPORTiSTiCS.
Sou empreendedor entusiasta, fanático por esportes e apaixonado tecnologia. Advisor das startups Soul Brasil, ProSoccer, Tem Açúcar e Gero Obras, idealizador da Brazil Sports Tech e membro do Comitê de Inovação da FPF.
Estudei Economia no Ibmec São Paulo (atual Insper), Derivativos no CBOT/CME Group, Chicago e Behavior and Adaptive Markets no MIT Sloan School, Boston. Investidor e mentor de startups desde 2013, com experiência em governança, gestão, gestão de investimentos e desenvolvimento de cultura.
“Com inovação podemos tirar o atraso de décadas no esporte, em semanas.”
Vice-Presidente
O ex-atleta Yohansson Nascimento assumiu a vice-presidência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em janeiro de 2021 para o ciclo 2021-2024, meses depois de anunciar a sua aposentadoria das pistas de atletismo.
Nascido em Maceió (AL), sem as duas mãos, Yohansson se dedicou ao atletismo
desde os 17 anos, quando foi convidado pela técnica Valquíria Campelo, no ônibus em sua cidade natal. Hoje, tem um dos currículos mais vencedores da história do esporte paralímpico.
Com 15 anos no esporte, Yohansson tem 25 medalhas nas principais competições: seis em Jogos Paralímpicos, 11 em Campeonatos Mundiais e oito em Jogos Parapan-americanos.
Entre os destaques na carreira, foi ouro nos 200m em Londres 2012 pela classe T45 (para atletas com deficiência nos membros superiores), além das pratas no
revezamento 4x100m em Pequim 2008, nos 400m em Londres 2012 e no revezamento 4x100m no Rio 2016, e dos bronzes nos 200m em Pequim 2008 e nos 100m no Rio 2016.
Também conquistou ouro nos 200m e prata nos 100m no Mundial Doha 2015; ouro nos 200m, prata no revezamento 4x100m e bronze nos 100m no Mundial Lyon 2013; prata nos 100m e nos 200m no Mundial Londres 2017; e bronze nos 100m no Mundial Dubai 2019.